Sobre o DCE

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é a entidade representativa de todos os estudantes. Ou seja, o DCE se propõe a ser um espaço sujeito a disputas democráticas no campo dos interesses da categoria dos estudantes. Isto significa que o DCE congrega vários Centros Acadêmicos (CA’s) e diferentes espaços de discussão e decisão.

A diretoria do DCE é escolhida a cada um ano por meio de eleições diretas entre todos os estudantes de graduação e pós-graduação.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma organização sem fins lucrativos que representa os estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza atividades de debates, fóruns de discussão, projetos de intervenção dentro da universidade, além de promover a livre associação dos estudantes da universidade, contribuindo para a defesa dos direitos dos estudantes e garantindo a sua representatividade dentro dos órgãos de tomada de decisão da universidade.

O DCE emite ofícios, memorandos, certificados, carteiras de identificação estudantil e atas de reuniões, entre outros. O DCE funciona durante a semana com a atuação dos acadêmicos eleitos por seus pares para representa-los no período de um ano, conforme o estatuto vigente do DCE.

O papel do DCE e dos CA’s é: estudar, discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto dos estudantes dentro da Universidade: a qualidade do ensino e a saúde da Universidade, expressa no crescimento e no caráter realmente público desta instituição.

Acreditamos que é tarefa da universidade contribuir para essas mudanças! Isso significa a aproximação da universidade com as principais demandas da sociedade, ampliando a democratização do conhecimento gerado nos espaços acadêmicos. Mas para que isso aconteça precisamos apoiar a consolidação de um ensino de qualidade, da produção científica e tecnológica, da assistência estudantil, da política de cotas, da universidade enquanto espaço democrático!
E como podemos transformar a universidade? Acreditamos que uma das respostas é a organização do movimento estudantil.