Carta de Boas Vindas aos Calouros!

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

CARTA DE BOAS VINDAS AOS ESTUDANTES

 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma entidade estudantil que representa os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia. Como em outras entidades de representação estudantil, no DCE, as atividades são desenvolvidas através de uma gestão com mandato de um ano, composta pelos coordenadores eleitos pelos estudantes através de eleições; entretanto, não é somente através dos coordenadores envolvidos nessa gestão que a representatividade estudantil se estabelece e se fortalece, mas sim através da participação ativa do maior número possível de estudantes. Você, agora estudante da Universidade Federal de Rondônia, e seus colegas de turma, são as pessoas que irão, junto com seus veteranos, construir e fortalecer esta entidade! Na UNIR os estudantes tem representantes com direito a voz e a voto nas decisões que são tomadas dentro dos Núcleos e Departamentos de cada curso. Por meio dos Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Acadêmicos (DAs) os estudantes fortalecem sua representatividade dentro da universidade, por isso é importante você conhecer o CA que representa seu curso, se ele ainda não existe, está mais do que na hora de você e seus colegas organizarem a criação do CA de seu curso, e para isso o DCE está de portas abertas para auxiliar durante todo esse processo!  Mas você pode se perguntar: que decisões são essas que são tão importantes assim? Porque os estudantes devem participar dessas decisões? E, onde eu me insiro neste contexto? A resposta a essas perguntas passa pela história do movimento estudantil e também um pouco pela reflexão sobre o nosso papel na sociedade.

Ser estudante é uma condição ímpar na vida de uma pessoa. É nessa fase que estamos aprendendo os conhecimentos que farão de nós hoje, as pessoas e trabalhadores que desejamos ser no amanhã. É agora, no nosso caso, que estamos definindo o tipo de profissionais que seremos num futuro próximo. Conscientes desse papel e desse momento de suas vidas é que, historicamente, estudantes de todos os lugares se unem em grêmios estudantis, centros ou diretórios acadêmicos. São dentro dessas entidades que são discutidos e defendidos os interesses de nós estudantes. Mas, como lutar somente por causa própria? Além de arrogância, é ingenuidade (afinal, antes de estudantes somos cidadãos), o movimento estudantil também está envolvido em questões maiores, que garantam um ensino de qualidade, com dignidade e igualdade para todos.

Nos organizarmos enquanto movimento estudantil nos torna privilegiados, pois temos a oportunidade de participar ativamente desse processo de construção de uma sociedade melhor, por outro lado, também faz com que aumente a nossa responsabilidade, pois não se trata de um processo simples, muito menos fácil de se concretizar.

Um dos papéis do DCE é incentivar debates, para que você possa formar uma opinião crítica acerca do processo em que estamos inseridos. Além disso, é nosso papel ajudar e incentivar os estudantes em todos os aspectos que se relacionam com sua formação. Dessa maneira, temos desenvolvido diversos atividades, entre os quais podemos citar e destacar: criação de Centros e Diretórios Acadêmicos nos oito campus da UNIR (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena), lutas para estruturação dos campi, garantir a participação dos estudantes nos principais conselhos da Universidade (Conselho Universitário – CONSUN, Conselho Acadêmico – CONSEA e Conselho de Administração – CONSAD), realização de palestras, mesas redondas, seminários, cine-debates, criação de grupos para tratar da assistência estudantil, bem como fazer a cobrança junto a universidade para garantia do atendimento aos estudantes, participação nas festas de Arraial e demais eventos esportivos e culturais, elaboração de moções de apoio, confecção de carteira de identificação estudantil e etc.

Em resumo, fizemos muito, criamos muito e agora, com a chegada de vocês, vamos consolidar o já existente e realizar muito mais, nos firmando como entidade perante o meio universitário e a sociedade!

Por tudo isso, nós da Gestão Buriti estamos convidando você calouro para participar dessas e outras atividades, além de comparecer nas nossas reuniões. Sabemos que a sua caminhada até aqui, em busca de uma formação de qualidade, dentro de uma universidade pública e gratuita, não foi fácil e queremos que você junte-se a nós participando na construção de uma Universidade Pública, Gratuita e com Qualidade para todos.

Para terminar, pois você dever estar se perguntando quem são esses representantes estudantis e o que é o DCE, CAs e DAs. Pois bem, a atual gestão do DCE (Gestão Buriti) venceu as eleições realizadas em abril de 2017, com a composição de 30 coordenadores alcançando todos os oito campi da Universidade Federal de Rondônia. Atualmente contamos com 22 coordenadores atuantes, clique na aba Coordenação Atual deste site e conheça. Convidamos você a fazer parte desse movimento que luta pela melhoria e consolidação da nossa universidade! Somos todos UNIR e lutamos por uma formação de qualidade e é esse sentimento que você calouro deve e irá começar a compartilhar conosco a partir de agora.

Sinta-se bem recebido, informe-se sobre o que você pode fazer e conheça a sala do DCE no seu CAMPUS, se não tiver ainda lute por ela! Isso é o que nos motiva a continuar!

Sejam bem vindos!

 

DCE UNIR

Por DCE Popular, Participativo, Representativo e Democrático!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *